Descubra o que é produtividade no trabalho e saiba como melhorar a sua!

Descubra o que é produtividade no trabalho e saiba como melhorar a sua!

Mesmo naqueles dias em que você se sente como se estivesse fazendo suas várias tarefas de forma relativamente indolor.

Publicidade




Você observa no final do dia de trabalho e percebe que de alguma forma a sua lista de tarefas é ainda mais longa do que quando você começou.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas bem importantes sobre produtividade no trabalho para te ajudar a organizar melhor o seu tempo.

Confira!

Afinal, o que é produtividade no trabalho?

A produtividade dos funcionários (também conhecida como produtividade no trabalho) é uma medida de quanto trabalho um funcionário entrega dentro de um tempo específico.

Ela também pode ser usada para quantificar a produção de um grupo ou uma equipe.

Para medir qualquer coisa, você tem que ter padrões e prazos pré-determinados.

Publicidade




Estes podem ser estabelecidos tomando uma média baseada na produção coletiva das pessoas que desempenham o mesmo trabalho.

Por exemplo, na fabricação, se um grupo de trabalhadores leva em média uma hora para lançar um produto acabado, então uma hora é a sua medida para a produção.

Nas vendas, ela pode ser baseada no número de leads de origem e leads convertidos em vendas a cada semana ou a cada mês. Mas a alta produtividade no trabalho por si só não se traduz em sucesso.

Também temos que trazer eficácia e qualidade na equação para identificar o melhor desempenho.  Além disso, também temos que considerar se um empregador está promovendo a produtividade e a eficácia, proporcionando o melhor ambiente para a sua equipe.

O que fazer para melhorar a sua produtividade?

A gestão do tempo e as habilidades organizacionais podem ser comumente relacionadas à produtividade geral do trabalho.

Afinal, quando você implementa estratégias que apoiam a sua produtividade, você pode ter uma chance maior de desenvolver e melhorar a produção do seu trabalho.

O gerenciamento de tempo é apenas uma das estratégias que você pode usar para aumentar sua produtividade.

Além disso, você pode aplicar estratégias organizacionais tais como priorizar suas tarefas por ordem de importância e urgência. As dicas a seguir oferecem maneiras de aumentar a produtividade do seu trabalho de maneira eficaz, confira:

1. Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Embora você possa, em última análise, ser capaz de fazer as coisas quando você faz malabarismos com projetos ou tarefas, o foco em um de cada vez pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

Afinal, quando nos concentramos em mais de uma atividade de cada vez, tendemos a usar mais desse tempo apenas para a transição entre tarefas.

Isto pode fazer com que algumas das tarefas permaneçam incompletas ou sejam feitas com uma qualidade menor do que se cada tarefa tivesse sido um único foco.

Além disso, a concentração em uma tarefa de cada vez até que ela esteja completa pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade no trabalho. Pois quando você se concentra em um projeto de cada vez, você está estabelecendo um único objetivo de uma vez ao invés de muitos.

2. Faça pausas regulares

Pode ser tentador evitar tirar um tempo para uma pausa, mas quando você negligencia dar a si mesmo um intervalo de alguns minutos, isso pode prejudicar sua produtividade geral, resultando em fadiga ou esgotamento.

Se isto acontecer, você pode não ter a energia ou motivação para continuar progredindo.

Pense em planejar várias pequenas pausas durante seu dia de trabalho.

A maioria dos locais de trabalho tem um horário obrigatório com pausas dedicadas, de modo que os funcionários podem fazer pelo menos um intervalo de cinco a dez minutos após cada poucas horas de trabalho ativo.

Estes pequenos intervalos podem permitir que você recarregue, clarifique a sua mente e se prepare para a próxima tarefa.

3. Concentre-se primeiro em suas maiores tarefas

Concentrar-se em suas tarefas maiores e mais demoradas antes de qualquer outra tarefa pode ajudá-lo a manter-se mais concentrado do que trabalhar primeiro em tarefas menores e mais curtas.

Portanto, considere planejar sua lista de tarefas de acordo com estas tarefas, onde você poderá dedicar seu tempo pela manhã quando chegar ao trabalho ou em uma hora do dia em que você esteja mais alerta e energizado.

4. Estabeleça pequenos objetivos

Em vez de abordar grandes objetivos que exigiriam vários pontos de venda e mais tempo para atingi-los, considere o planejamento de pequenos objetivos ao longo do dia.

Coisas como arquivar a documentação necessária, responder a esses quatro e-mails dos clientes ou compilar todos os recursos juntos que sua equipe precisará para completar um projeto futuro.

Da mesma forma, você pode usar esses objetivos curtos como marcos para medir seu progresso em direção a um objetivo maior.

5. Use a regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos envolve completar tarefas que são de dois minutos ou menos, bem como levar dois minutos para começar a realizar pequenas tarefas que você possa ter adiado.

Durante estes curtos períodos de tempo, se há uma tarefa que você pode completar em dois minutos ou menos ou uma tarefa que você pode se organizar para começar, este é o tempo em que você o faria.

Por exemplo, pode levar apenas dois minutos para registrar as tarefas que você já concluiu, responder a um e-mail rápido, anotar seus próximos objetivos ou imprimir o esboço para sua próxima tarefa de projeto.

Entretanto, os dois minutos que você leva para concluir estas pequenas tarefas podem, muitas vezes, somar-se a uma lista completa de tarefas no final do dia.

Além disso, as pequenas tarefas ainda são uma parte importante de sua produtividade geral de trabalho.

Portanto, a prática da regra dos dois minutos pode permitir que você se concentre nessas pequenas tarefas entre o tempo que leva para trabalhar em tarefas maiores e mais complicadas.

Leia também – Como traçar uma carreira ? Veja algumas dicas importantes !

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.