Como traçar uma carreira? Veja algumas dicas importantes sobre o assunto!

Como traçar uma carreira? Veja algumas dicas importantes sobre o assunto!

Com milhares de opções, como você vai escolher uma carreira que seja certa para você? 

Publicidade




Se você não tem nenhuma ideia do que quer fazer, essa tarefa pode parecer muito difícil. Mas, felizmente, não é. 

Siga um processo organizado e você aumentará suas chances de tomar uma boa decisão.

excolher uma carreira

Para encontrar o melhor ajuste na carreira, você deve primeiro avaliar a si mesmo e fazer uma lista de carreiras que você acha que correspondem aos seus interesses e habilidades.

Depois de pesquisar essas carreiras, reduza sua seleção a uma “pequena lista” de campos de carreira para explorar mais a fundo.

Quando estiver pronto, você pode escolher uma carreira, estabelecer metas e criar um plano de ação para atingir essas metas.

Confira este artigo até o final e saiba quais são as principais dicas para fazer uma escolha sábia para o seu futuro profissional.

Publicidade




Boa leitura!

Como construir uma carreira sólida?

Identifique seus objetivos

Conhecer seus próprios objetivos é uma parte importante quando falamos de escolher uma carreira. 

Pense cuidadosamente sobre o que você gostaria de alcançar e por quê. Determine como seus objetivos pessoais e profissionais interagem e como eles podem funcionar juntos. 

Além disso, considere usar estratégias de brainstorming para gerar ideias, ou ter uma conversa com um amigo ou mentor de confiança. 

Lembre-se de que seus objetivos podem mudar, pois esta pode ser uma experiência normal. 

Tente escrever suas metas para que você possa se referir a elas à medida que sua carreira se desenvolve.


Acompanhe o seu progresso

Uma estrutura útil para estabelecer metas e acompanhar seu progresso é a sigla SMART, também conhecida como “inteligente” em português. 

Esta sigla significa metas que são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas no tempo. 

Usar esta estrutura pode ser uma boa maneira de apoiar seu sucesso e fazer ajustes, se necessário.

Além disso, você pode estabelecer uma ou duas metas SMART abrangentes, ou pode usar muitas pequenas metas SMART para estruturar seu progresso. 

Você também pode usar uma combinação destas estratégias.

O melhor formato de definição de metas é aquele que o ajuda a ter sucesso, para que você possa modificar esta estrutura para se adequar às suas necessidades também.

Faça um plano para escolher uma carreira

Desenvolver um plano para alcançar seus objetivos pode ajudá-lo a manter-se concentrado na realização de seus sonhos. 

Portanto, tente pensar em maneiras de alcançar cada uma de suas metas profissionais e escreva-as. 

Você também pode tentar engenharia reversa na sua carreira, identificando onde você gostaria de chegar em um determinado período de tempo e depois determinar quais passos podem ajudá-lo a chegar lá. 

Tente manter-se flexível em seu planejamento, para que você possa acomodar eventos inesperados enquanto ainda constrói uma carreira de sucesso. 

Além disso, considere discutir seu plano com um colega ou mentor, pois uma perspectiva externa às vezes pode fornecer novas ideias.

Até que idade posso consolidar uma carreira?

Outra dúvida muito comum sobre escolher uma carreira, é sobre até qual idade é possível consolidar o seu caminho profissional.

O momento certo para iniciar o planejamento da sua carreira é no 8º ou 9º ano. 

Afinal, começar cedo lhe dará tempo suficiente para explorar as opções de carreira, compreender seus gostos e aversões. 

Entretanto, nunca é tarde demais para começar e muitos estudantes iniciam suas pesquisas de carreira enquanto estão na faculdade.

Mas, por que começar cedo?

Iniciar seu planejamento de carreira e pesquisa enquanto estiver no 8º ou 9º lhe dá tempo suficiente para explorar a opção. 

Este é um processo demorado e cada área de domínio que você escolher pode ter várias opções de carreira que você pode seguir.

Entretanto, se você estiver com 20, 30 ou 40 anos, é importante entender que nunca é tarde para escolher uma carreira.

Em relação a consolidação, aplica-se o mesmo cenário, pois não existe um momento certo, cada profissional possui uma trajetória completamente diferente.

Mas, na maioria das vezes, a consolidação da carreira surge após um certo nível de maturidade do profissional, ou seja, após os 30 anos.

Preparando para se aposentar

Você está se planejando para se aposentar dentro dos próximos anos? 

Seguir essas dicas agora poderá ajudar a reforçar a sua carteira à medida que você se aproxima da data planejada para a aposentadoria.

Após décadas de trabalho e poupança, você pode finalmente ver a aposentadoria no horizonte, mas agora ainda não é o momento de se aposentar. 

Se você planeja se aposentar dentro dos próximos 10 anos ou mais, considere tomar estas medidas hoje para ajudar a garantir que você tenha tudo o que precisa para desfrutar de um confortável estilo de vida de aposentadoria. 

Examinar suas fontes de renda bem antes da data prevista para sua aposentadoria lhe dá tempo para fazer os ajustes necessários.

Comece imaginando o tipo de aposentadoria que você deseja. Você trabalhará em meio período, será voluntário, viajará? 

Em seguida, desenvolva um quadro realista dos recursos financeiros que você pode precisar e depois determine se seus recursos atuais serão suficientes para apoiar seu plano. 

Se você descobrir que existe uma lacuna, pense em como acumular os recursos adicionais que você precisa, ou ajuste a sua visão para corresponder aos seus recursos. 

Deste modo, ao analisar suas despesas atuais, você poderá identificar itens discricionários que podem ser eliminados ou reduzidos. 

Com certeza, com todas essas dicas sobre como escolher uma carreira, ficou bem mais fácil entender quais serão os próximos passos que você precisa tomar.

Leia também – Descubra o que é produtividade no trabalho e saiba como melhorar a sua !

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.