Como preparar-se para uma entrevista de emprego?

Como preparar-se para uma entrevista de emprego?

Você tem uma entrevista de emprego agendada?

Publicidade




Reservar um tempo para se preparar para a entrevista com antecedência pode ajudá-lo a arrasar na entrevista e garantir uma oferta de emprego.

Há uma série de passos que você pode seguir antes (e depois) da entrevista para garantir que você cause uma ótima impressão em seu empregador potencial.

Fique com a gente até o final deste artigo e veja como se preparar para uma entrevista de emprego da melhor maneira!

Boa leitura!

6 dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego

1 – Analise o cargo

Uma parte importante da preparação para a entrevista é dedicar um tempo para analisar o anúncio de emprego, se você o tiver.

Publicidade




Além disso, ao analisar a descrição do cargo, considere o que a empresa está procurando em um candidato.

Faça uma lista das habilidades, conhecimentos e qualidades profissionais e pessoais que são exigidas pelo empregador e críticas para o sucesso no trabalho.

2 – Faça uma análise detalhada dos requisitos

Uma vez listadas as qualificações para o trabalho, faça uma lista de seus dons e faça uma correspondência com os requisitos do trabalho.

Crie uma lista de seus pontos fortes que corresponda aos requisitos do trabalho.

Estes podem incluir habilidades, qualidades, certificações, experiências, qualificações profissionais, habilidades, habilidades de informática e bases de conhecimento.

Além disso, você pode trazer à tona alguns desses requisitos quando explicar ao empregador por que você é um excelente candidato.

Pense em exemplos de experiências de trabalho anteriores que mostram que você possui estas qualidades.

Desta forma, se o entrevistador lhe pedir para descrever um momento em que você demonstrou uma habilidade ou habilidade em particular, você estará pronto.


3 – Pontos fortes

Antes de tudo, analise os requisitos do trabalho, sua lista de pontos fortes e seus exemplos de experiência antes do encontro para que você esteja preparado para compartilhá-los durante a entrevista.

Esta preparação o ajudará a estar pronto para responder perguntas específicas do trabalho e perguntas comportamentais para determinar se você tem os conhecimentos, habilidades e qualidades necessárias para realizar o trabalho.

4 – Pesquise sobre a empresa

Antes de participar de uma entrevista de emprego, é importante descobrir o máximo possível não só sobre o cargo, mas também sobre a empresa.

Afinal, a pesquisa da empresa é uma parte fundamental da preparação da entrevista.

Ela o ajudará a se preparar para responder perguntas sobre a empresa e para fazer perguntas ao entrevistador sobre a empresa.

Você também será capaz de descobrir se a empresa e sua cultura se conectam com a sua personalidade e forma de trabalho.

Para uma compreensão concisa da empresa, consulte o website da empresa, especificamente a página “Sobre nós”.

Obtenha uma noção de como a empresa se compara a outras organizações do mesmo setor lendo artigos sobre a empresa em revistas ou websites do setor.

Você também pode conferir as avaliações da empresa, e de funcionários atuais e antigos.

Além disso, passe um tempo entrando em sua rede social corporativa para ver se você conhece alguém que possa ajudá-lo a dar uma vantagem na entrevista sobre os outros candidatos.

5 – Pratique entrevistas

Reserve um tempo para praticar a resposta às perguntas da entrevista que provavelmente lhe serão feitas.

Isto também ajudará a acalmar seus nervos, pois você não estará se esforçando para obter uma resposta enquanto estiver na cadeira de entrevista.

Por exemplo, pratique uma entrevista com um amigo ou membro da família antes do tempo, e será muito mais fácil quando você estiver realmente em uma entrevista de emprego.

Se for uma entrevista por telefone, peça a um amigo que lhe ligue para praticar a resposta às perguntas por telefone.

Caso você seja entrevistado virtualmente, tenha certeza de que está confortável com a tecnologia, reveja as perguntas e respostas comuns de entrevistas de emprego e pense em como você responderá, assim você está preparado para responder.

Se você for solicitado a fazer uma apresentação durante sua entrevista, reveja estas dicas para saber como fazer uma apresentação para uma entrevista de emprego.

6 – Prepare sua roupa para a entrevista de emprego

Não espere até o último minuto para ter certeza de que suas roupas de entrevista estão prontas.

Tenha uma roupa de entrevista sempre pronta para ser usada, para que você não tenha que pensar no que vai vestir enquanto se prepara para uma entrevista de emprego.

Independentemente do tipo de trabalho para o qual você deseja, essa primeira impressão deve ser uma ótima impressão.

Ao se vestir para uma entrevista para um cargo profissional, vista-se de acordo com o traje comercial.

Se você está concorrendo a um emprego em um ambiente mais casual, como uma loja ou restaurante, ainda é importante estar limpo, arrumado e bem cuidado, e apresentar uma imagem positiva para o empregador.

Também é importante pensar em sua maquiagem e acessórios ao se vestir para uma entrevista.

Portal de emprego Jobatus – https://www.jobatus.com.br/

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.