Descubra o que é Kanban e para que serve?

Descubra o que é Kanban e para que serve?

Publicidade




Afinal, o que é Kanban?

O método sugere uma abordagem de gestão do fluxo de trabalho com ênfase na melhoria contínua sem sobrecarregar a equipe de desenvolvimento que se concentra na produtividade e eficiência.

O Kanban foi inicialmente inventado como uma forma de gerenciar os processos de demanda, também conhecidos como Just in Time (JIT).

Sendo assim, é um método projetado para ajudá-lo a otimizar o fluxo de trabalho e usar a capacidade total da sua equipe.

Neste artigo, discutiremos o que é Kanban, como implementá-lo e quais são os projetos mais importantes do Kanban.

Boa leitura!

Os Fundamentos do Método Kanban

Publicidade




O método Kanban é um sistema de puxar,  isto significa que o trabalho é puxado para dentro do sistema quando a equipe tem capacidade para isso, ao invés de tarefas serem atribuídas a partir do topo.

Deste modo, o método pode ser usado para melhorar os processos e a eficiência do fluxo de trabalho sem fazer qualquer mudança na estrutura de sua equipe.

Antes de aplicar o Método Kanban dentro da sua empresa, é importante primeiro entender e adotar seus princípios fundamentais:

Portanto, comece com o que você está fazendo agora – o Kanban não requer uma configuração específica e pode ser aplicado diretamente ao seu fluxo de trabalho atual.

Afinal, isto facilita a implementação, uma vez que não há necessidade de alterar os seus processos existentes.  Além disso, os benefícios do Kanban são graduais, e qualquer melhoria de processo é adotada ao longo do tempo.


O que é Kanban?

Veja os princípios

Concordar em buscar mudanças incrementais e evolutivas

Mudanças bruscas podem desestabilizar as equipes, interromper o fluxo e prejudicar o desempenho.

Portanto, o Kanban é projetado para enfrentar resistência mínima ao encorajar mudanças contínuas, incrementais e evolutivas.

Respeitar o processo, papéis e responsabilidades atuais

Não deve haver mudanças organizacionais no início da aplicação do método.

Afinal, o Kanban reconhece que os processos, papéis e responsabilidades existentes podem ter valor e vale a pena preservá-los.

Em vez disso, o Kanban encoraja mudanças incrementais para evitar resistência emocional.

Incentivar atos de liderança em todos os níveis

O Kanban promove a liderança e a tomada de decisões entre todos os membros.  Se o membro mais baixo da equipe tem uma ideia brilhante, ela deve ser reconhecida e abraçada.

Deste modo, todos devem promover uma mentalidade de melhoria contínua (Kaizen) – a fim de que seus trabalhadores alcancem um ótimo desempenho.

Como usar o Kanban?

Em primeiro lugar, é necessário tornar o trabalho visível para todos. A maneira como as equipes fazem isso é criando um quadro Kanban, com colunas e cartões.

Em sua forma mais básica, poderíamos dizer que existem 4 colunas:

  • Backlog – O backlog de produtos;
  • A fazer (To Do) – Todas as tarefas que ainda não começaram;
  • Em andamento – Tarefas que já começaram;
  • Concluído – Tarefas concluídas. Cada tarefa ocupa um cartão Kanban e é movida transversalmente à medida que avança por cada estado.

No caso ideal, as tarefas se movimentam suavemente entre os estados. Na realidade, há gargalos e impedimentos para o fluxo. Implemente um sistema de puxar.

Afinal, muito frequentemente, a sobrecarga da equipe e o trabalho atrasado em seu fluxo de trabalho surgem quando o trabalho é empurrado para baixo pela gerência.

À medida que mais e mais trabalho se inicia, nada realmente fica pronto devido à constante multitarefa e comutação de contexto.

Portanto, a implementação de um sistema Kanban pull é uma boa maneira de resolver este problema.

Um sistema pull significa que as tarefas são retiradas da lista To Do em seu quadro pelos membros da equipe se e somente se eles estiverem em capacidade de lidar com novos trabalhos.

Em um sistema pull, a gerência define a prioridade de uma tarefa atribuindo classes de serviço antes de colocá-la na coluna To Do (Fazer).

Portanto, uma vez que a equipe de entrega tenha um espaço vazio para novos trabalhos, eles selecionaram a nova tarefa no processo. Este é o ponto-chave do método.

Quais são os projetos que mais se beneficiam do Kanban?

O Kanban provavelmente será um bom método para sua equipe se o seu projeto atender a alguns ou a todos os critérios a seguir:

Seus fluxos de trabalho funcionam essencialmente, mas poderiam ser mais suaves e mais eficientes;

Você está enfrentando atrasos de trabalho paralisado;

Sua organização prefere melhorar incrementalmente os processos existentes ao invés de impor um novo sistema radical;

As prioridades da sua equipe podem mudar em cima da hora;

A principal prioridade é ser sensível às necessidades dos clientes.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.