Como combater a procrastinação?

Como combater a procrastinação?

A procrastinação é uma armadilha na qual muitos de nós caímos. De fato, segundo o pesquisador Piers Steel, 95% de nós procrastinamos até certo ponto.

Publicidade




Embora possa ser reconfortante saber que você não está sozinho, pode ser ruim perceber o quanto isso pode atrapalhá-lo.

Neste artigo, analisaremos por que isso acontece, e exploraremos estratégias para gerenciar e priorizar a sua carga de trabalho de forma mais eficaz.

Boa leitura!

A procrastinação é o mesmo que ser preguiçoso?

A procrastinação é muitas vezes confundida com preguiça, mas elas são muito diferentes.

Afinal, a procrastinação é um processo ativo – você escolhe fazer algo mais em vez da tarefa que sabe que deveria estar fazendo.

Em contraste, a preguiça sugere apatia, inatividade e uma falta de vontade de agir.

Publicidade




A procrastinação geralmente envolve ignorar uma tarefa desagradável, mas provavelmente mais importante, em favor de uma que seja mais agradável ou mais fácil.

Mas ceder a este impulso pode ter sérias consequências.

Por exemplo, mesmo episódios menores de procrastinação podem nos fazer sentir culpados ou envergonhados.

Além disso, pode levar até mesmo a uma redução da produtividade e nos fazer perder a realização de nossos objetivos. Se procrastinarmos durante um longo período de tempo, podemos ficar desmotivados e desiludidos com o nosso trabalho, o que pode levar à depressão e até mesmo à perda de empregos, em casos extremos.

Como superar a procrastinação?

Como na maioria dos hábitos, é possível superar a procrastinação.

Siga os passos abaixo para ajudar você a lidar e como evitar a procrastinação:

Reconheça que você está procrastinando

Você pode estar adiando uma tarefa porque teve que re-priorizar a sua carga de trabalho.  Se você está atrasando brevemente uma tarefa importante por uma razão realmente boa, então você não está necessariamente adiando.

Entretanto, se você começar a adiar as coisas indefinidamente, ou mudar o foco porque quer evitar fazer algo, então você provavelmente está procrastinando.

Você também pode estar procrastinando se você:

Preencher seu dia com tarefas de baixa prioridade;

Deixar um item em sua lista de tarefas por muito tempo, mesmo que seja importante;

Ler os e-mails várias vezes sem tomar uma decisão sobre o que fazer com eles;

Começar uma tarefa de alta prioridade e depois saia para fazer um café;

Preencher seu tempo com tarefas sem importância que outras pessoas lhe pedem para fazer, em vez de continuar com as tarefas importantes que já estão em sua lista;

Esperar estar de “bom humor”, ou esperar o “momento certo” para realizar uma tarefa.

Etapa 2:

Trabalhe o porquê você está procrastinando

Você precisa entender as razões pelas quais você está procrastinando antes de poder começar a enfrentá-lo. Por exemplo, você está evitando uma tarefa específica porque a acha chata ou desagradável?

Se sim, tome providências para tirá-la do caminho rapidamente, para que você possa se concentrar nos aspectos do seu trabalho que você acha mais agradáveis.

A má organização pode levar à procrastinação. As pessoas organizadas conseguem superá-la porque utilizam listas de tarefas prioritárias e criam horários efetivos.

Estas ferramentas ajudam você a organizar suas tarefas por prioridade e prazo. Mesmo se você estiver organizado, ainda pode se sentir sobrecarregado por uma tarefa.

Talvez você tenha dúvidas sobre a sua capacidade e esteja preocupado em falhar, então você a adia e procura conforto em fazer um trabalho que sabe que é capaz de completar.

Algumas pessoas têm tanto medo do sucesso quanto do fracasso. Elas pensam que o sucesso as levará a serem inundadas de pedidos para assumirem mais tarefas.

Surpreendentemente, os perfeccionistas são muitas vezes procrastinadores. Muitas vezes, eles preferem evitar fazer uma tarefa que eles não sentem que têm as habilidades para fazer, do que fazê-la imperfeitamente.

Outra grande causa de procrastinação é a má tomada de decisões. Se você não consegue decidir o que fazer, provavelmente adiará a tomada de medidas no caso de fazer a coisa errada.

Etapa 3:

Adote estratégias anti procrastinação

A procrastinação é um hábito – um padrão de comportamento profundamente enraizado.  Isto significa que você provavelmente não pode quebrá-lo da noite para o dia.

Afinal, os hábitos só deixam de ser hábitos quando você evita praticá-los, então tente o maior número possível de estratégias, abaixo, para dar a si mesmo a melhor chance possível de sucesso.

Perdoe-se por procrastinar no passado: estudos mostram que o auto-esquecimento pode ajudá-lo a se sentir mais positivo sobre si mesmo e reduzir a probabilidade de procrastinação no futuro;

Comprometa-se com a tarefa: concentre-se em fazer, não em evitar.Escreva as tarefas que você precisa completar, e especifique um tempo para fazê-las. Isso o ajudará a enfrentar o seu trabalho de forma proativa.

Prometa uma recompensa a si mesmo: se você completar uma tarefa difícil a tempo, recompense-se com um presente, como uma fatia de bolo ou um café de sua cafeteria favorita.

E não deixe de notar como é bom terminar as coisas!

Peça a alguém que o examine: a pressão dos colegas funciona! Este é o princípio por trás dos grupos de auto-ajuda.

Aja conforme você for: encare as tarefas assim que elas surgirem, em vez de deixá-las acumular por mais um dia.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.