5 dicas para melhorar a produtividade em 2023 

5 dicas para melhorar a produtividade em 2023 

Melhorar a produtividade em 2023 nem sempre é algo fácil, mas existem maneiras de tornar este processo bem mais possível de ser alcançado.

Publicidade




Para isso, é necessário mudar alguns hábitos e se tornar mais positivo no dia a dia. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que irão ajudar você a melhorar a produtividade em 2023. Confira!

5 dicas sobre como melhorar a produtividade em 2023

1 – Foco nas Emoções Positivas

Quando os indivíduos conseguem controlar as suas emoções, eles se sentem mais equilibrados apesar das pressões externas.

Para fazer isso, primeiro eles devem se tornar mais conscientes de como se sentem em vários pontos durante o dia de trabalho e do impacto que essas emoções têm sobre a sua eficácia. No final, as pessoas tendem a se conscientizar do que têm melhor desempenho quando se sentem positivas e de bom humor.

Em outras palavras, esteja ciente das suas emoções e tente administrá-las da maneira mais eficaz possível.

Afinal, sua mente e suas emoções ainda estarão lá enquanto você estiver trabalhando.

Portanto, o ideal é que você tente resolvê-las antes de começar a trabalhar. Se você não puder, existem técnicas respiratórias poderosas e meditações discretas que você pode aprender e usar para recuperar o controle das suas emoções.

2 – Encontre propósito no que você faz

Publicidade




Trabalhar em tarefas ou projetos que fazem você se sentir feliz, com todo o coração e com um senso de propósito e significado traz muitos benefícios.

Afinal, as atividades orientadas por propósitos estão ligadas a um maior bem-estar pessoal e significado na vida e estão ligadas a mais satisfação, felicidade e engajamento no trabalho. Além disso, o trabalho significativo também está ligado a uma participação e orientação social mais positiva, a um comportamento mais consciente de cuidado e cidadania, a um maior desempenho e a equipes mais eficazes.

Além disso, se você encontrar tempo para realizar outras atividades fora do trabalho que o deixe satisfeito, tais como passar tempo com a família, fazer esporte ou voluntariado, você se sentirá mais energizado, mais feliz e com um humor mais positivo.

E, como já discutimos, isso o ajudará a ser mais produtivo.

3 – Encontre o tempo para se concentrar e tempo para se distrair

Fazer pausas para relaxar, lanchar, conversar rapidamente, tirar uma soneca ou dar um passeio são algumas opções importantes para melhorar a produtividade em 2023.

A ideia é que, como temos uma atenção limitada, aceitamos a necessidade de nos desconectarmos em vez de empurrarmos para a concentração ou pularmos brevemente do trabalho para tarefas improdutivas ou distrações curtas.

Portanto, o objetivo é, então, que quando voltarmos ao trabalho, sejamos capazes de nos concentrar totalmente na próxima tarefa em nossa agenda. Então você pode perguntar – bem, e sobre distrações externas?

Sim, essa é uma ótima pergunta.  Coloque música em seus fones de ouvido para evitar distrações sonoras. Deixe seu telefone longe e gerencie melhor as notificações que você tem em seu laptop.

Além disso, verifique seu e-mail somente em horários específicos e se você estiver em uma reunião, deixe a chamada recebida ir para o correio de voz e responda mais tarde – são alguns truques legais que você pode começar a implementar.

4 – Mantenha uma Boa Condição Física

Mais e mais estudos mostram que bons hábitos alimentares e nutrição, exercício e bom sono aumentam nossos níveis de bem-estar e energia, assim como nossas emoções e a capacidade de concentração.

Portanto, apesar de todas as exigências e eventos inesperados que possam aparecer em nossas rotinas diárias, é importante garantir que essas necessidades estejam sendo atendidas. A hora exata muda de pessoa para pessoa, mas ir para a cama em uma hora designada e ter um bom descanso geralmente ajuda a começar o dia seguinte com energia.

Além disso, fazer uma prática matinal de yoga ou meditação, comer refeições leves durante o dia ao invés de refeições grandes uma ou duas vezes por dia, ou tentar jejuar por meio dia são práticas que podem ajudar a restaurar sua energia e condição física.

Ao fazer isso, você provavelmente será mais produtivo no dia-a-dia. Exercícios matinais ou caminhadas no meio do dia para brainstorming também podem ser boas ideias.

5 – Tenha Disciplina e Seja Consistente

Criar hábitos leva tempo. De fato, leva 66 dias para formar um hábito, de acordo com um artigo de pesquisa no European Journal of Social Psychology.

A pesquisa concluiu que 66 dias era o tempo médio que levava para que os voluntários começassem a fazer automaticamente um hábito que eles tinham adotado como um dever diário.

Isto acontece porque, ao repetir um comportamento em um ambiente consistente, a automaticidade aumenta. Portanto, se você estiver pensando em implementar alguns dos comportamentos que acabamos de discutir, lembre-se: a consistência é fundamental. Você não está acostumado a estes novos hábitos, então você pode esquecê-los, ignorá-los ou adiá-los ao começar – mas não desista.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.