Escolher profissão – Como escolher uma profissão?

Escolher profissão – Como escolher uma profissão?

Publicidade




Para escolher profissão certa e fazer uma carreira de sucesso, você precisa investir muito esforço e tempo.

Pesquisas mostram que mesmo as pessoas que alcançaram o topo de suas carreiras, ficam muitas vezes desapontadas quando percebem que sua profissão não lhes dá mais prazer e satisfação emocional e as impede de melhorar.

Portanto, ao escolher uma profissão, é essencial avaliar suas habilidades e capacidades de forma responsável, analisar o mercado e, o mais importante, a si mesmo.

Neste artigo, discutiremos quais aspectos são os mais importantes para prestar atenção aos graduados, seus pais e a todos que desejam escolher profissão e iniciar sua trajetória de carreira de forma radical.

Escolher profissão

Como construir uma carreira sólida?

Descubra o seu tipo de personalidade

Um atributo de caráter pessoal é um elemento crucial que o acompanha constantemente no caminho da sua vida, descrevendo a sua relação com o meio ambiente.

Deste modo, ao escolher uma profissão, você deve avaliar claramente se você é introvertido, extrovertido, melancólico ou tímido(a)?

Publicidade




Após responder a estas perguntas, você entenderá mais rapidamente se vale a pena escolher, por exemplo, uma especialidade de tecnologia da informação (TI).

Se você se sente ótimo ao fazer novos conhecidos ou aconselhar seus entes queridos sobre como renovar melhor sua casa? Talvez, nesse caso, seja melhor escolher uma carreira em administração ou vendas, ou talvez até mesmo iniciar seu próprio negócio?

Destaque as suas habilidades

A resposta muitas vezes está nos jogos e passatempos da infância.

Se você amava construir Lego quando criança e sem qualquer manual de instruções.

Você poderia criar criações impressionantes que encantaram e surpreenderam seus pais; talvez você pudesse ser um excelente engenheiro civil ou designer?

Se não lhe faltasse criatividade de equipamentos domésticos como cadeiras, cobertores e travesseiros para criar uma casa aconchegante.

Você gostava de desenhar, então talvez você devesse aprofundar seus conhecimentos nos campos do design ou da arquitetura?

Faça uma lista das profissões desejadas

Depois de analisar as habilidades e interesses, é hora de fazer uma lista de possíveis profissões.

Uma folha em branco e uma caneta não é apenas uma boa meditação, mas também uma ótima maneira de resumir todos os seus pensamentos e começar a implementá-los gradualmente.

Outra coisa importante é a análise de mercado.

É muito fácil fazer isto – basta olhar os portais de anúncios de emprego, descobrir que habilidades os empregadores esperam e que tarefas você terá que realizar em um determinado trabalho.

Também é aconselhável descobrir quais profissões são atualmente as mais atraentes.  Atualmente, com uma grande escassez de mão-de-obra, as empresas estão procurando ativamente parcerias universitárias.

Uma vez feita uma lista de suas profissões desejadas, é hora de examinar e “testar” se o trabalho escolhido se adequa ao seu tipo de personalidade.


Faça uma estágio

Na maioria das vezes, um dos primeiros requisitos para um candidato em anúncios de emprego é ter alguma experiência de trabalho semelhante.

Mas como consegui-la se você é estudante e ainda está procurando seu caminho profissional?

Uma ótima maneira de ganhar experiência e conhecer mais de perto uma profissão específica é fazer um estágio ou ser um voluntário.

Muitos empregadores confirmam que a experiência como voluntário e a experiência anterior fazem uma grande diferença ao contratar um novo funcionário.

Encontrar o lugar certo para fazer seu estágio é ainda mais fácil se você for um estudante.

Como planejar uma carreira de sucesso?

Primeiro, conheça a si mesmo

Descobrir-se a si mesmo é o principal passo para o planejamento de carreira e para escolher profissão, então pergunte-se: o que você gosta de fazer?, Quais são seus gostos e aversões? O que o motiva? etc.

Se você encontrar todas essas coisas em seu trabalho atual, você está no caminho certo; se não, é hora de considerar novas opções e oportunidades como uma carreira.

Faça uma lista de coisas essenciais em um emprego e contribua para sua satisfação.

Além disso, conheça mais sobre as suas habilidades, capacidades, talentos, competências, etc., o que o ajudará a desenvolver a escolha de carreira mais adequada.

Compare as alternativas

Uma vez identificadas as profissões que você deseja exercer, compará-las é uma etapa muito crítica.

Primeiro, faça uma lista de prós e contras para cada opção que você tem.

É a etapa mais demorada em que você tem que explorar todas as características da opção de trabalho e sua correspondência com suas habilidades e competências.

Entretanto, ela está ligada à primeira etapa do conhecimento de si mesmo e lhe dá uma visão geral do seu caminho de carreira se bem feito.

Faça um plano e estabeleça metas

Você precisa desenvolver um plano de carreira para ter um senso de direção.

Uma vez que você tenha decidido sobre a profissão, é hora de estabelecer metas.

Afinal, estabelecer metas é manter você concentrado em seu objetivo.

Estabeleça suas metas de curto prazo (1-2 anos) e de longo prazo (5-10 anos) e tente mantê-las sob a estrutura SMART (específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado).

Como o mercado é dinâmico, você pode precisar mudar as metas regularmente; no entanto, atualizar o mesmo é a chave.

Você também pode decidir sobre os marcos e programar uma auto-avaliação oportuna que pode ajudar a aumentar suas habilidades e competências.

Leia também – Como se preparar para uma entrevista de emprego

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.