O empréstimo para Microempreendedor Individual já é uma realidade totalmente possível para quem necessita de uma grana extra para investir no seu negócio.
O processo costuma ser bem menos burocrático do que as outras modalidades convencionais de empréstimo.
Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, o número de novos MEIs chegou a mais de 11 milhões, segundo o Portal do Empreendedor.
Como a crise sanitária acabou afetando o mercado de trabalho, muitas pessoas aderiram ao empreendedorismo.
Entretanto, muitos pequenos empreendedores necessitam de investimentos para tornar o seu negócio ainda mais completo.
Quer saber como funciona o empréstimo para Microempreendedor individual?
Então acompanhe este artigo até o final e fique por dentro das novidades!
Como funciona o Empréstimo para Microempreendedor Individual?
O Empréstimo para Microempreendedor Individual funciona como qualquer outro tipo de empréstimo, ou seja, é necessário a comprovação de algum tipo de renda para aprovação.
O ponto positivo, é que como o MEI são pessoas físicas com CNPJ, o processo de solicitação é menos burocrático. Além disso, a análise da documentação e da solicitação do dinheiro emprestado também é menor.
Desse modo, para comprovar a renda é necessário apresentar extratos bancários, assim como possíveis depósitos de pagamento.
Outro quesito importante é que o MEI vai precisar indicar a finalidade de uso daquele dinheiro: pagamento de fornecedores, funcionários, compra de equipamentos, etc. Portanto, o empréstimo para MEI online não pode ser para uso pessoal. Se este for o caso, a solicitação de empréstimo deve ser feita pela pessoa física mesmo, ok?
Para solicitar um empréstimo desta modalidade, é necessário buscar quais são as principais instituições financeiras que oferecem este tipo de recurso.
Quais são os documentos necessários?
Dentre os principais documentos para solicitar o empréstimo para Microempreendedor Individual, estão:
RG;
CPF;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda (podendo ser extrato bancários dos últimos 90 dias);
Registro do MEI. Outro ponto importante é que algumas instituições bancárias aprovaram o empréstimo MEI para pessoas que estão negativadas.
Entretanto, é necessário consultar essa informação diretamente com a instituição que você deseja solicitar o empréstimo. Um dos primeiros passos que as instituições farão antes de aprovar crédito para o MEI é consultar seu CNPJ, para saber se ele está inadimplente.
Desse modo, para que a sua vida financeira do MEI esteja saudável, é interessante manter um monitoramento do seu CNPJ. Assim, será possível identificar, caso você deixe alguma conta passar por algum motivo. A organização é a chave para solicitar um empréstimo.
Explicamos para você como funciona esta modalidade de empréstimo e como é possível solicitar, assim como os principais requisitos para conseguir dinheiro emprestado sendo MEI.
Entretanto, é necessário manter uma organização financeira ao solicitar um empréstimo para Microempreendedor Individual. Deste modo, você não deve misturar contas bancárias pessoais com as contas do seu MEI e nem usar o empréstimo para investir na sua vida pessoal.
Afinal, este é um erro muito comum cometido por microempreendedores e o resultado pode ser catastrófico. Além disso, possuir contas bancárias pessoais e empresariais reforça sua imagem de gestor organizado, que controla o seu negócio. Se precisar de ferramentas para uma boa administração financeira, você pode recorrer a aplicativos que poderão ajudar na gestão do seu negócio.
Recomendamos que você crie uma planilha para acompanhar e registrar todas as principais obrigações financeiras do seu negócio, e que insira nas contas fixas a parcela do empréstimo. Lembre-se que um empréstimo é uma responsabilidade que precisa ser cumprida, caso contrário, poderá gerar dívidas e juros altos para você e para o seu negócio.
Quais são as vantagens de fazer um empréstimo para o meu negócio?
Dentre as principais vantagens de fazer um empréstimo, estão:
Chance de investir e melhorar o seu negócio;
Melhor planejamento financeiro;
Ideal para agir em algum imprevisto, como uma crise financeira;
Cobertura em momentos sazonais;
Aumento do negócio;
Contratação de funcionários;
Compras de estoque; e muito mais!
Essas são algumas das principais vantagens de fazer um empréstimo sendo um microempreendedor individual. Mas é muito importante não se esquecer do tópico anterior e não deixar de cumprir com a sua obrigação de microempreendedor de pagar as parcelas do empréstimo.
Afinal, isso pode aumentar o score do seu CNPJ e te ajudar em algum momento de tensão financeira futura.