Empréstimo para Microempreendedor Individual – Como funciona?

Empréstimo para Microempreendedor Individual – Como funciona?

O empréstimo para Microempreendedor Individual já é uma realidade totalmente possível para quem necessita de uma grana extra para investir no seu negócio.

Publicidade




O processo costuma ser bem menos burocrático do que as outras modalidades convencionais de empréstimo.

Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, o número de novos MEIs chegou a mais de 11 milhões, segundo o Portal do Empreendedor.

Como a crise sanitária acabou afetando o mercado de trabalho, muitas pessoas aderiram ao empreendedorismo.

Entretanto, muitos pequenos empreendedores necessitam de investimentos para tornar o seu negócio ainda mais completo.

Quer saber como funciona o empréstimo para Microempreendedor individual?

Então acompanhe este artigo até o final e fique por dentro das novidades!

Como funciona o Empréstimo para Microempreendedor Individual?

Publicidade




O Empréstimo para Microempreendedor Individual funciona como qualquer outro tipo de empréstimo, ou seja, é necessário a comprovação de algum tipo de renda para aprovação.

O ponto positivo, é que como o MEI são pessoas físicas com CNPJ, o processo de solicitação é menos burocrático. Além disso, a análise da documentação e da solicitação do dinheiro emprestado também é menor.

Desse modo, para comprovar a renda é necessário apresentar extratos bancários, assim como possíveis depósitos de pagamento.

Outro quesito importante é que o MEI vai precisar indicar a finalidade de uso daquele dinheiro: pagamento de fornecedores, funcionários, compra de equipamentos, etc.  Portanto, o empréstimo para MEI online não pode ser para uso pessoal. Se este for o caso, a solicitação de empréstimo deve ser feita pela pessoa física mesmo, ok?

Para solicitar um empréstimo desta modalidade, é necessário buscar quais são as principais instituições financeiras que oferecem este tipo de recurso.

Quais são os documentos necessários?

Dentre os principais documentos para solicitar o empréstimo para Microempreendedor Individual, estão:

RG;

CPF;

Comprovante de residência;

Comprovante de renda (podendo ser extrato bancários dos últimos 90 dias);

Registro do MEI. Outro ponto importante é que algumas instituições bancárias aprovaram o empréstimo MEI para pessoas que estão negativadas.

Entretanto, é necessário consultar essa informação diretamente com a instituição que você deseja solicitar o empréstimo. Um dos primeiros passos que as instituições farão antes de aprovar crédito para o MEI é consultar seu CNPJ, para saber se ele está inadimplente.

Desse modo, para que a sua vida financeira do MEI esteja saudável, é interessante manter um monitoramento do seu CNPJ.  Assim, será possível identificar, caso você deixe alguma conta passar por algum motivo. A organização é a chave para solicitar um empréstimo.

Explicamos para você como funciona esta modalidade de empréstimo e como é possível solicitar, assim como os principais requisitos para conseguir dinheiro emprestado sendo MEI.

Entretanto, é necessário manter uma organização financeira ao solicitar um empréstimo para Microempreendedor Individual. Deste modo, você não deve misturar contas bancárias pessoais com as contas do seu MEI e nem usar o empréstimo para investir na sua vida pessoal.

Afinal, este é um erro muito comum cometido por microempreendedores e o resultado pode ser catastrófico. Além disso, possuir contas bancárias pessoais e empresariais reforça sua imagem de gestor organizado, que controla o seu negócio.  Se precisar de ferramentas para uma boa administração financeira, você pode recorrer a aplicativos que poderão ajudar na gestão do seu negócio.

Recomendamos que você crie uma planilha para acompanhar e registrar todas as principais obrigações financeiras do seu negócio, e que insira nas contas fixas a parcela do empréstimo. Lembre-se que um empréstimo é uma responsabilidade que precisa ser cumprida, caso contrário, poderá gerar dívidas e juros altos para você e para o seu negócio.

Quais são as vantagens de fazer um empréstimo para o meu negócio?

Dentre as principais vantagens de fazer um empréstimo, estão:

Chance de investir e melhorar o seu negócio;

Melhor planejamento financeiro;

Ideal para agir em algum imprevisto, como uma crise financeira;

Cobertura em momentos sazonais;

Aumento do negócio;

Contratação de funcionários;

Compras de estoque; e muito mais!

Essas são algumas das principais vantagens de fazer um empréstimo sendo um microempreendedor individual. Mas é muito importante não se esquecer do tópico anterior e não deixar de cumprir com a sua obrigação de microempreendedor de pagar as parcelas do empréstimo.

Afinal, isso pode aumentar o score do seu CNPJ e te ajudar em algum momento de tensão financeira futura.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.