Vasos de cimento para decoração | Veja nossas dicas

Vasos de cimento para decoração | Veja nossas dicas

Os vasos de cimento para a decoração são um dos principais elementos utilizados atualmente por pessoas de todos os estilos decorativos.

Publicidade




Esta tendência veio para ficar e oferece ao consumidor uma solução prática, moderna e sofisticada para usar em diversas situações.

Seu emprego pode abranger áreas internas ou externas e em sua versão convencional ou artística, dão um charme único a qualquer ambiente.

Detalhes sobre o vaso de concreto para a decoração

O cimento é um material bastante versátil e essa é uma das vantagens do produto. Ele pode ser usado em diferentes acabamentos, de fosco até metálico, possibilitando diversos estilos para adornar os espaços.

Além disso, é muito resistente e durável, podendo ficar exposto a intempéries sem se desgastar em excesso. Os vasos de cimento para plantas são perfeitos para adicionar um toque de modernidade a qualquer ambiente.

Os modelos são variados: desde os grandes, ideais para jardins ou varandas, até pequenos com formatos diferentes para adicionar um toque de personalização ao seu Lar.

Embora eles possam ser usados para plantar, também são preferidos para servirem como decorativos de plantas artificiais.

Publicidade




Dessa forma, quem não tem habilidades para trabalhos de jardinagem pode empregá-los ao seu favor, trazendo beleza e vida para seus ambientes.

Conhecendo os tipos de cimento

1. Cimento branco estrutural (verifique no rótulo se o cimento branco é estrutural)

Com este material sua peça terá uma durabilidade muito maior. O resultado final é uma peça resistente, porém este material absorve qualquer tipo de pigmento com muita facilidade, podendo manchar sua peça com muita facilidade.

Se você quer fazer uma peça com uma cor clara este material é o ideal.

2. Cimento branco não estrutural

Não aconselho usar este tipo de cimento, pela fragilidade da peça no seu resultado final. O tempo de durabilidade é bastante reduzido. Este tipo de material é bem em conta.

O vaso com este material trinca com muita facilidade.

3. Cimento cinza

Com este cimento você vai conseguir um vaso resistente, além disso, é um material fácil de encontrar.

Tipo de areia

Areia fina

Areia média

Areia grossa

Tipo de pedra

Pó de pedra: são aquela bem pequenas. Ideal para peças pequenas.

Pedrisco: são pedras com tamanho de 4 mm a 9 mm. Este já é indicado para peças de tamanho médio.

Brita: são pedras com tamanho de 9 mm a 19 mm. E por fim, este tipo é usado em vaso de cimento grande.

Aditivo Impermeabilizante, Verniz e Silicone para alvenaria

Os vasos de cimento são extremamente porosos, por isso é importante impermeabilizar. Neste caso, o impermeabilizante pode ser misturado na massa.

É importante usar um produto específico para alvenaria ou artesanato em concreto.

O verniz pode alterar a aparência do concreto, se você quer manter a aparência rústica não é aconselhável utilizar.

O silicone pode ser aplicado com uma trincha por dentro e por fora da peça, com a peça totalmente seca.

Moldes

Para os moldes, podem ser usados papelão, vasilhas, potes, cano de PVC (faça um corte para desinformar), baldes, moldes de silicone, madeira.

Dependendo do tipo de peça e tipo de molde é necessário untar o molde com vaselina líquida. Vai facilitar na hora de desinformar.

Preparo da massa

Existem vários tipos de cimento, e pode haver diferenças entre elas.

Basicamente a proporção é de 1 : 2 : 3 (1 de cimento, 2 de areia e 3 de pedrisco) e um pouco menos de 1 medida de água, a massa não pode ficar muito fluída.

Para cada tipo de vaso os agregados que são a areia e pedrisco serão diferentes.

A medida da água é muito importante, use a quantidade indicada na embalagem. Não use água a mais do que o indicado. Na verdade a massa deve ficar levemente esfarelada e não uma massa líquida, por isso é importante acrescentar os aditivos plastificantes ao invés de acrescentar mais água.

Coloque em um recipiente o cimento, areia, pedrisco em seguida coloque 2/3 de água e misture, acrescente 1% de impermeabilizante (este 1% quero dizer 1% da medida da água) se necessário acrescente o restante da água. Misture tudo muito bem.

Como fazer vaso de cimento para a decoração

1. Prepare a forma de seu vaso. Você pode usar qualquer recipiente para criar a forma. Lembre-se de selar bem as bordas do recipiente para evitar vazamentos.

2. Despeje a mistura de cimento dentro do recipiente e use uma pá de jardineiro para espalhar o cimento de maneira uniforme, certifique-se de que a superfície esteja plana e lisa. Dê leves batidinhas para preencher bem todos os espaços.

3. Deixe o vaso endurecer, dependendo do tipo de cimento usado pode demorar de 5 horas a 24 horas. Após isso, desinforme e passe pelo processo de cura.

4. Lixe a peça para que fique lisinho.

4. Para garantir a resistência do seu vaso e assim que esse já estiver seco, cubra o vaso com silicone impermeabilizante para evitar absorção de umidade.

5. Se desejar, invista em um acabamento bem bonito.

6. Agora seu vaso está pronto para decoração.

Processo de Cura dos vasos de cimento

A cura nada é mais que atrasar o processo de secagem da peça. É importante molhar as peças com água por pelo menos 2 dias, ou até mesmo deixar a peça mergulhada na água.

Porque ocorrem as trincas e rachaduras nos vasos de concreto

São várias as razões.

Não usar os agregados como areia, pedrisco podem ocasionar rachaduras e trintas;

Usar proporções errada do material;

A temperatura influência no resultado final;

Não fazer a cura das peças.

Benefícios e vantagens de usar vasos de concreto para a decoração

1. Aparência atraente – Os vasos de cimento são únicos e podem adicionar estilo e interesse à sua decoração. O cimento pode ser personalizado para atender a qualquer estilo de decoração e com o uso de tintas ou variação de cores, você pode obter aquele toque final moderno, aparência diferenciada e moderna, realçando a beleza do seu lar.

2. Durabilidade – Os vasos de cimento são muito resistentes, oferecendo durabilidade ao seu projeto de decoração. Os vasos de cimento não só possuem uma aparência atraente, mas são extremamente resistentes aos efeitos do tempo.

3. Um aspecto natural – Os vasos de cimento têm a capacidade de serem misturados com outras texturas para criar um ambiente natural. As possibilidades são infinitas, como unir pedras, esculturas de madeira, telhas, flores ou qualquer outro material natural.

5. Ecologicamente correto – Usar vasos de cimento para decoração contribui para o meio ambiente. O cimento é um material reciclável.

O que significa que quando os vasos de cimento estiverem danificados eles podem ser facilmente destruídos e reciclados para outros fins. Isso também significa que, ao usar vasos de cimento, você ajuda a impedir o acúmulo de material em aterros sanitários

Considerações finais

Os vasos de cimento são ótimas alternativas para decoração de ambientes visando trazer um diferencial para o espaço. Por possuírem ótimo custo benefício, são diversas as cores, faixas e acabamentos, contando ainda que se adaptam a diversos estilos de decoração.

Além disso, os vasos de cimento também são facilmente encontrados, pois são suportados por diversos estabelecimentos.

Assim sendo, dá-se por concluído que os vasos de cimento são uma excelente opção para ambientes internos e externos, oferecendo um certo charme e, acima de tudo, praticidade na hora de decorar.

Portanto, não há dúvidas de que os vasos de cimento são uma ótima escolha para quem quer decorar o ambiente e ainda contar com um ótimo custo-benefício.

Um ponto negativo dos vasos de concreto é que o cimento não foi feito exatamente para esta finalidade, portanto o resultado vai depender muito do tipo do cimento e tipos de agregados utilizados.

É muito importante testar os seus produtos caso queira produzir para vender.

Leia também – Como montar uma loja virtual para vender artesanato – Veja aqui as dicas

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.