Nos dias de hoje uma formação acadêmica para traçar uma carreira é importante ou não?

Nos dias de hoje uma formação acadêmica para traçar uma carreira é importante ou não?

Com cada vez mais carreiras que exigem educação avançada, uma formação acadêmica pode ser fundamental para o seu sucesso na força de trabalho de hoje.

Publicidade




Pesquisas indicam que a obtenção de um diploma pode ter um impacto significativo e expansivo em sua vida.

Além disso, ele também tem o potencial de ajudá-lo a ter um impacto positivo em sua família – e no mundo.

Confira a seguir as principais razões pelas quais a formação acadêmica ainda é importante nos dias de hoje!

Boa leitura!

5 razões pelas quais a formação acadêmica pode ser importante para você

1. Ganhe mais do que a média

Os trabalhadores com diploma de bacharelado ganhavam uma média mínima de R$1990 por mês a mais do que os trabalhadores sem educação acadêmica, podendo chegar a bem mais do que isso. E um aumento de mais de R$23.000 por ano.

Um mestrado também ajuda os trabalhadores a ganhar ainda mais com uma média maior do que as pessoas que possuem somente ensino médio.

2. Aumente as suas chances de emprego

Publicidade




Não é raro ver a “licenciatura exigida” nas descrições de cargos ou listadas como qualificação preferencial.

Uma pesquisa de 2020, feita pela Associação das Faculdades e Universidades, encontrou um número crescente de empregadores que consideram a faculdade um bom investimento.

Dos pesquisados, 87% citaram as faculdades como “definitivamente” ou “provavelmente” valendo a pena.

Deste modo, um programa de graduação, que inclui cursos de associado e bacharelado, oferece uma combinação de cursos de educação geral e aprendizagem especializada em uma disciplina que lhe interessa.

Com estas graduações, você desenvolverá conhecimentos tanto de base ampla quanto de campo específico. Você também pode ter a chance de desenvolver importantes habilidades, participando de oportunidades de aprendizado experimental, que são relevantes.

Experiências práticas que você pode traduzir para o mundo profissional.

Além do aprendizado experimental que assume muitas formas e pode existir tanto dentro como fora da sala de aula.

3. Expanda Suas Oportunidades

Um diploma universitário pode ser a credencial extra que você precisa para conseguir o emprego de sonho que sempre quis.

Sendo assim, a obtenção do diploma universitário também pode permitir que você veja seu trabalho como uma carreira e não apenas como um emprego.

Um relatório do Pew Research Center de 2016 afirma que 77% dos trabalhadores com pós-graduação e 60% dos trabalhadores com bacharelado acreditam que seus empregos lhes dão um senso de identidade.

4. Prepara-se para o futuro

Você também pode adquirir habilidades práticas de vida como um estudante universitário.

Por exemplo, você precisará cumprir prazos regulares de atribuição de tarefas para cada classe.

A disciplina e as estratégias de gerenciamento de tempo que você aprende ao longo do caminho podem ser aplicadas a todos os aspectos de sua vida, quer você esteja navegando em projetos no trabalho ou na empresa da sua família.

Uma vez que seu potencial de ganhos é tipicamente maior quando se forma na faculdade, seu diploma pode levar à estabilidade financeira para você e toda a sua família.

Os orientadores acadêmicos da sua faculdade podem orientá-lo sobre mais do que apenas como pagar a faculdade.

Com suas dicas e conselhos, você poderá descobrir técnicas úteis de orçamento e aprender mais sobre opções e processos de financiamento que podem ser relevantes para investimentos futuros – como a compra de um carro ou de uma casa.

5. Construa Novos Relacionamentos

Antes de tudo, a faculdade pode ser mais do que apenas uma educação; pode ser um lugar onde você constrói todos os tipos de novos relacionamentos.

Inicialmente, você pode estabelecer uma conexão com um orientador acadêmico – alguém que estará lá para apoiá-lo durante toda a sua experiência universitária, agendando aulas, fornecendo orientação aos recursos universitários, encorajando-o e orientando-o para o sucesso pessoal, e muito mais.

Os professores – seus instrutores de curso – também podem ajudar a compreender suas tarefas e o que se espera de você como estudante.

Além disso, uma vez iniciadas as aulas, você estará cercado por colegas. Envolver-se com seus colegas através de atividades como trabalho em grupo ou discussões em classe pode ser uma ótima maneira de iniciar uma rede profissional, conhecer seu futuro parceiro e fazer amizades duradouras.

Outro ponto muito importante é que através da carreira acadêmica, é possível atingir as suas metas pessoais de vida e também profissional.

Afinal, todo conhecimento é válido para aplicação na vida, seja para a construção de experiência na sua carreira ou para organizar a sua vida como um todo.

É claro que existem profissões que não demandam formação acadêmica, mas é importante entender onde você deseja chegar, o que almeja para a sua vida profissional e quanto deseja ganhar por mês.

Portanto, tudo isso deverá ajudar na hora de escolher uma formação acadêmica ou não.

Leia também – Profissões do futuro – Saiba como escolher a melhor opção

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.